A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE PEDRA DA ANDORINHA (REVIS)

Com novo horário de funcionamento, de quarta a sábado, das 7h30 às 9h30 e das 16h às 18h, o limite de visitantes no espaço é de 15 pessoas por turno, sendo realizada apenas duas visitas guiadas por dia. Já para as escolas, o grupo máximo pode ser de até 35 pessoas.

A solicitação de visita deve ser realizada com até sete dias de antecedência da data pretendida por meio do preenchimento de formulário eletrônico. O agendamento da visita só estará confirmado após a verificação da disponibilidade de data e horário solicitados. A confirmação se dará por meio de uma mensagem que será enviada para o endereço de e-mail do solicitante.

PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES

A organização da Unidade de Conservação recomenda que os visitantes estejam com artigos que aumentem sua proteção individual, como repelentes, calça comprida, sapato fechado, chapéu, protetor solar e máscara. Os visitantes devem levar a sua própria água e obedecer à sinalização do local.

Segundo as normas da unidade de conservação, é proibido caçar animais, jogar lixo e entulhos, retirar plantas, fazer fogueira, fazer piquenique, trazer animais de estimação, sons eletrônicos ou acústicos, como os provenientes de celular ou instrumentos musicais; portar ou consumir bebida alcoólica, ensaio fotográfico e realização de cultos e manifestações religiosas.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

É uma área de proteção integral, com 598,60 hectares. Criada há 11 anos através do Decreto Municipal Lei n°1252 de 18 de agosto de 2010, a reserva tem como objetivo assegurar condições para existência e reprodução da fauna local de diversas espécies e flora, como também favorecer estudos e pesquisas de caráter científico.

O nome "Pedra da Andorinha" foi dado ao local por conta da grande incidência de espécies variadas dessas aves na rocha, que tem mais de 180 metros. O encontro delas é um verdadeiro cartão postal vivo, que proporciona aos visitantes um espetáculo único da natureza.

Agendamento AQUI
Contato: (88) 3611.2016

 

JARDIM SENSORIAL 

O Jardim Sensorial, tem o objetivo de promover a educação ambiental a partir da reconexão com a natureza.

Além de configurar uma área de lazer e contemplação, o Jardim Sensorial passa a ser um importante instrumento de inclusão, além de possibilitar a simulação de diversos ambientes encontrados em sistemas naturais. E é a partir do contato com a natureza que os sentidos humanos são aguçados, possibilitando uma mudança na percepção ambiental.

Agendamento estará disponível em breve 

 

FONTES OLHO D´ÁGUA DO PAJÉ

O Olho d´água do Pajé é uma fonte de água localizada na zona leste do município de Sobral, que brota em dois pontos próximos, mas com temperaturas da água ligeiramente diferentes. A água transparente é conduzida para uma piscina de pedras, e tem reputação medicinal, possui alguma concentração de enxofre, e é própria para o banho, que sempre foi muito procurado, desde o tempo que o local era habitado apenas por aldeias indígenas, e por isso o nome "Olho D`água do Pajé", até hoje.

Guardando uma longa história e muitos mistérios, a área possui natureza preservada, com matas de caatinga e campinas, onde a paisagem se transforma completamente ao longo do ano, passando por períodos secos e por períodos onde os campos ficam cobertos de flores, formando uma paisagem incrível.

Vale a pena conhecer mais e se encantar com as surpresas e detalhes da nossa natureza.

Agendamento estará disponível em breve 

Facebook
Instagram

Você não acha estranho um adulto sendo agressivo com outro? Então como pode ser normal adultos fazerem isso com as crianças pequenas que ainda estão aprendendo? Está comprovado que agredir fisicamente, humilhar e castigar são atitudes dos adultos que fazem muito mal à criança. Vamos fazer diferente? Cria na Paz! #crianapaz #respiraecontaate5 #primeirainfancia #pedeinfancia #educaonaoviolenta #educacaopositiva #disciplinapositiva #desenvolvimentoinfantil #parentalidade #agostodaprimeirainfancia

Você gostaria de conhecer a produção de mudas no Horto Municipal de Sobral? 🙋🏽‍♀️🙋‍♂️Agende sua visita no site da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA): ama.sobral.ce.gov.br. O Horto Municipal está localizado no Serrote do Piaba, no distrito de Bonfim (ao lado da Escola Agrícola). Sob a gerência da AMA, o Horto é um importante equipamento na execução do Plano de Arborização Urbana de Sobral.🌳 Para mais informações entrar em contato com a Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação, por meio dos telefones (88) 3611-2016 / (88) 3613-1674.😉

Aquele antes e depois que a gente AMA! 🥰 A equipe da Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA) realizou a recuperação do jardim da Praça São João. Foram realizados serviços de poda, roço e o espaço recebeu grama e plantas com flores que resultaram em novo lindo jardim. Dá uma conferida! 😉

Iniciamos a semana com o importante trabalho de rega das plantas para elas crescerem fortes e lindas! 🎍

Finalizamos a semana com a imagem do cultivo de novas mudas. 🌺 Desejamos a tod@s um final de semana abençoado! 🙏

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) de Sobral recebeu, na quinta-feira (28/07), a visita dos professores que estão participando do V Fórum Brasileiro do Semiárido e do V Colóquio de Pesquisadores de Geografia Física e Ensino de Geografia. Os eventos estão sendo sediados pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através do Laboratório de Pesquisa e Extensão do Semiárido, do Centro de Ciências Humanas e seguem com programação até sexta-feira (29/07). Durante a visita, a gerente de Educação Ambiental da AMA, Margareth Muniz, apresentou a política ambiental do município de Sobral. Em seguida, foi realizada a visita guiada passando pelo meliponário, local destinado à criação de abelhas sem ferrão; pela composteira orgânica; e pelo jardim sensorial, que possui componentes que promovem a ampliação da percepção ambiental, a partir da estimulação dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Confira o depoimento da professora Cristina Cardoso, que veio do Rio de Janeiro, e o depoimento do professor Juliandro Vasconcelos de Morrinhos (CE).

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), com o apoio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), removeu quatro carnaúbas que estavam no jardim do Centro de Convenções, em decorrência do início das obras do equipamento. As carnaúbas foram transplantadas para a própria praça do Centro de Convenções e para o Parque da Cidade. O procedimento consiste na retirada da planta de um local para o outro, preservando a espécie. Toda a ação foi realizada pela equipe técnica da Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA, responsável pela manutenção das praças e parques de Sobral.

O Livro “A Mágica de Transformar” é um dos paradidáticos da coleção do Programa Sobral Nossa Casa, um dos produtos desenvolvidos na implementação do Programa de Educação Socioambiental de Sobral (Prodesol). O conto retrata a história dos irmãos gêmeos Mariana e Márcio, de 10 anos de idade, no meio de uma dificuldade financeira. O pai deles, o senhor Cláudio, depois de perder o emprego de motorista foi trabalhar na montanha. Márcio e Mariana, como crianças curiosas, queriam saber sobre o novo emprego do pai. O senhor Cláudio devido a curiosidade dos filhos contou a verdade sobre seu emprego e sobre a importância de separar o lixo. O senhor Cláudio sofreu uma acidente de trabalho e devido este acontecimento, Márcia e Mariano tiveram uma ideia e resolveram fazer transformação na rua em que eles moravam reunindo toda a comunidade para aprender a separar o lixo. Quer saber mais sobre essa história? Acesse o site ama.sobral.ce.gov.br, no menu “material informativo”, escolha a aba “educação ambiental”. Você vai se emocionar e aprenderá a verdadeira importância de separar o resíduo que produz! Antes de jogar algo fora, é importante verificar se aquele objeto pode ser reaproveitado, o que é lixo para você pode ser renda para o outro. ♻ CUIDAR DO LIXO É CUIDAR DO NOSSO PLANETA!

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) realizou, nesta quarta-feira (27/07), uma reunião de alinhamento com os Agentes Jovens Ambientais (AJAS) para construção de um novo Plano de Ação Comunitária (PAC). O encontro foi realizado na Escola Trajano de Medeiros e foi conduzido pela coordenadora regional do AJA, Maria da Conceição do Nascimento, e da responsável pelo acompanhamento focal do AJA, Dalvanira Elias. Na ocasião, foram dadas orientações para a elaboração dos novos planos, apresentadas as atividades já realizadas até o momento pelos agentes jovens, além de uma roda de conversa na qual todos puderam falar das ações e dificuldades na execução das ações. Ao todo, o município de Sobral conta com 159 Agentes Jovens Ambientais, que estão nos bairros e distritos. O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma iniciativa do Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil e focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Conheça a biodiversidade encontrada em Sobral, as unidades de conservação criadas para proteção e conservação dessa biodiversidade e os processos ecológicos associados! Acesse agora o livro “A natureza em Sobral: biodiversidade e conservação”, que está disponível no formato digital no site ama.sobral.ce.gov.br, no menu “material informativo”, escolha a aba “educação ambiental” e fique por dentro! 😉 Este livro é parte integrante dos produtos desenvolvidos para a implementação do Programa de Educação Socioambiental de Sobral (Prodesol). A obra está dividida em sete capítulos: Sobral e um pouco de sua história; Elementos da geodiversidade; Biodiversidade Terrestre; Biodiversidade aquática; Os fósseis e as paisagens desaparecidas; Unidade de Conservação; Áreas verdes urbanas de Sobral: espaços de lazer, beleza e equilíbrio da natureza. 🦋🌳🍁🦜 #sobral #biodiversidade #meioambiente #ocupaSobral #natureza #educacaoambiental

Confira a entrevista concedida pela gerente de bem-estar animal da AMA, Marilda Golveia, e pelo comandante da 3ª Cia. do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente, TEN J.Ferreira, para o CETV 1ª edição da TV Verdes Mares, dando orientações sobre como registrar denúncias de abandono de cães e gatos.

Nesta sexta-feira (22/07), Dia Municipal da Paz e da Conciliação, criado pela Lei Municipal nº 1.068/2011, a Agência Municipal realizou uma roda de conversa abordando o tema “A natureza como fonte de paz” com seus servidores, no Jardim Sensorial. Assista o vídeo e confira os registros desse momento de plantar paz! #sobral #paz #natureza

Atendendo a denúncia de descarte irregular de resíduos, a equipe de fiscalização da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) e a equipe de Fiscalização Urbana da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) flagraram, nesta quinta-feira (21), cometendo infração contra a legislação ambiental. Um caminhão caçamba realizava o descarte de restos de vegetais, terras e resíduos de limpeza de terreno em local inadequado, na estrada do remédio. Devido ao descumprimento da condicionante de Licença de Operação e Regularização, conforme o Decreto Federal n° 6.514/2008, art. 66, a empresa foi autuada e pagará uma multa de R$ 10.000,00. A Prefeitura de Sobral dispõe do canal de denúncias, o “Flagrante do Sujão”, para o qual a população pode enviar vídeos e fotos de descarte irregular de lixo por mensagem, via WhatsApp (88) 9.8802-5029. O canal é utilizado apenas para recebimento de fotos e vídeos, não sendo possível receber ligações.

Em comemoração ao Dia Municipal da Paz e da Conciliação, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) vai promover, na sexta-feira (22/07), às 9h, uma roda de conversa abordando o tema “A natureza como fonte de paz” para seus servidores no Jardim Sensorial. No decorrer do dia será realizada a campanha “Plante Paz” com os agentes jovens ambientais (AJA), realizando o plantio de mudas nos territórios nos quais estão inseridos. Dando continuidade à campanha “Plante Paz”, às 18h, será realizada distribuição de mudas em parceria com a Paróquia Coração de Jesus com a participação dos AJAs do bairro.

YouTube