A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO INTEGRAL REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE PEDRA DA ANDORINHA (REVIS)

Com novo horário de funcionamento, de quarta a sábado, das 7h30 às 9h30 e das 16h às 18h, o limite de visitantes no espaço é de 15 pessoas por turno, sendo realizada apenas duas visitas guiadas por dia. Já para as escolas, o grupo máximo pode ser de até 35 pessoas.

A solicitação de visita deve ser realizada com até sete dias de antecedência da data pretendida por meio do preenchimento de formulário eletrônico. O agendamento da visita só estará confirmado após a verificação da disponibilidade de data e horário solicitados. A confirmação se dará por meio de uma mensagem que será enviada para o endereço de e-mail do solicitante.

PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES

A organização da Unidade de Conservação recomenda que os visitantes estejam com artigos que aumentem sua proteção individual, como repelentes, calça comprida, sapato fechado, chapéu, protetor solar e máscara. Os visitantes devem levar a sua própria água e obedecer à sinalização do local.

Segundo as normas da unidade de conservação, é proibido caçar animais, jogar lixo e entulhos, retirar plantas, fazer fogueira, fazer piquenique, trazer animais de estimação, sons eletrônicos ou acústicos, como os provenientes de celular ou instrumentos musicais; portar ou consumir bebida alcoólica, ensaio fotográfico e realização de cultos e manifestações religiosas.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

É uma área de proteção integral, com 598,60 hectares. Criada há 11 anos através do Decreto Municipal Lei n°1252 de 18 de agosto de 2010, a reserva tem como objetivo assegurar condições para existência e reprodução da fauna local de diversas espécies e flora, como também favorecer estudos e pesquisas de caráter científico.

O nome "Pedra da Andorinha" foi dado ao local por conta da grande incidência de espécies variadas dessas aves na rocha, que tem mais de 180 metros. O encontro delas é um verdadeiro cartão postal vivo, que proporciona aos visitantes um espetáculo único da natureza.

Agendamento AQUI
Contato: (88) 3611.2016

 

Facebook

Instagram

falaamasobral

🌳 Cada pessoa pode receber uma muda gratuitamente. Caso queira mais de uma, deverá levar cinco garrafas pet ou cinco sacos plásticos de mantimentos (sacos de arroz, feijão, farinha e açúcar), para receber duas mudas; ou levar 10 garrafas pet ou 10 sacos de mantimentos, para receber três mudas. O material recebido será utilizado como recipiente para a produção de novas mudas. A distribuição de plantas acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 15h às 17h, no Quiosque da AMA, localizado no Parque da Cidade (Avenida José Euclides Ferreira Gomes).

♻️ Reciclar em Sobral é também uma ação social. Todo material reciclável depositado nas ilhas ecológicas vai para as Centrais Municipais de Reciclagem, onde famílias de catadores trabalham na separação, enfardamento e comercialização de todo este material. Contamos com a sua colaboração, que é muito importante tanto para o meio ambiente quanto para as famílias de catadores. Leve seu material reciclável até uma ilha ecológica mais próxima. #sobral #reciclasol #coletaseletiva #ilhasecologicas #reciclagem #eureciclo #ocupasobral #catador #catadores #cmr

falaamasobral

Entre os meses de agosto e novembro de 2022 a equipe de Agente de Combate às Endemias (ACE) da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Sobral vacinou 32.821 cães e 30.044 gatos no município com a vacina antirrábica. A vacinação está acontecendo a domicílio e em um ponto fixo de vacinação localizado na sede da Unidade de Vigilância. O atendimento no ponto fixo é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h, seguindo o horário de funcionamento do equipamento. Mais informações com @falasaudesobral

falaamasobral

Vem aí! 🗣️ Se liga que vem aí uma nova praça. Dessa vez, no bairro Jerônimo Prado (Betânia). O novo espaço conta com mesa de jogos, playground, bancos, lixeiras e iluminação em LED. Além de ser pensado para os pets, possuindo um playdog, especialmente para nossos amiguinhos de quatro patas. O equipamento está com 95% das obras concluídas, com previsão de inauguração para este ano.

Olha só que legal! Chegaram mais sete novas ilhas ecológicas para auxiliar na coleta seletiva de Sobral. As ilhas ecológicas servem como ponto de entrega voluntária de materiais recicláveis como plástico, papel, metal e vidro. Confira os novos locais: - Praça São Francisco (Rua João Barbosa) - Mercado Público (Centro) - Centro de Convenções (Junco) - Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social (Av. Dr. Guarany, 364, Jocely Dantas) - Vice-Prefeitura (Av. Dr. Guarany, 1138, Centro) - Centro de Saúde da Família Dr. Thomaz Corrêa Aragão (Sinhá Sabóia) - Vila Olímpica (Rua Alameda Bahia, Alto da Expectativa) Vamos reciclar? #sobral #reciclasol #coletaseletiva #ilhasecologicas #reciclagem #eureciclo #ocupasobral

falaamasobral

Confira a programação do Diálogos Ambientais 2022 no dia 25 de Novembro.⠀⠀ ⠀⠀ ✅16h às 17h: Exposição de iniciativas e projetos com resíduos sólidos do Ceará.⠀⠀ ⠀⠀ ✅17h às 18h30: Painel I “Resíduos Sólidos: desafios atuais”⠀⠀ ⠀⠀ Maria Dias - Secretária Executiva de⠀ Planejamento e Gestão Interna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente | SEMA.⠀ ⠀⠀ Luciana Lobo - Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente | Seuma.⠀⠀ ⠀⠀ Joselito Silveira - Diretor de Política Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente | AMA-Sobral.⠀⠀ ⠀ Mediador⠀⠀ Josbertini Clementino - Sócio-Diretor da Sinergia Consultoria e Projetos e Doutorando em Ciência Política pelo ISCSP/Universidade de Lisboa - Portugal⠀⠀ ⠀⠀ ✅ Inscrição no @maestriaeventoseprojetos ⠀⠀ Patrocínio⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ @sebraece⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Realização e Organização⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ @maestriaeventoseprojetos⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Apoio Institucional⠀⠀⠀⠀⠀⠀ @semaceara⠀⠀⠀⠀⠀⠀ @seumafortaleza⠀⠀⠀⠀⠀ @falaamasobral⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ Chancelas⠀⠀⠀⠀ @abeoc.ce⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ @sindieventosce⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ @visitecearaoficial⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ Design e Marketing⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ @seletomkt⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #DiálogosAmbientais⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #Sustentabilidade⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #MeioAmbiente⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #Reciclagem⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #MudançasClimáticas⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #Ceará⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #ProjetosAmbientais⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #ProjetosSociais

falaamasobral

A diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), Úrsula Nóbrega, e a gerente de Biodiversidade, Sarah Farias, participaram, nesta segunda-feira (21/11), de uma reunião virtual com professores do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com a arquiteta e urbanista Raquel Dantas do Amaral, da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC. A reunião teve como objetivo definir uma parceria entre Prefeitura de Sobral e a UFC para realização do curso de poda para os jardineiros e jardineiras da AMA, além de outras ações conjuntas. O curso de poda tem previsão para iniciar no dia 23 de janeiro de 2023. Seu objetivo é nivelar e otimizar os serviços de poda para garantir melhor qualidade, com foco na formação e estruturação de árvores urbanas.

falaamasobral

Você gosta de planta? Venha buscar a sua mudinha gratuitamente 🌱 A distribuição de plantas acontece se segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 15h às 17h, no Quiosque da AMA, localizado no Parque da Cidade (Avenida José Euclides Ferreira Gomes). Em troca, a população pode contribuir com a doação de garrafas pets ou saquinhos de alimentos, que serão utilizados como recipientes para novas mudas 🪴

YouTube