Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.

PARQUES NATURALIZADOS

CONTEXTO

O processo de urbanização da cidade distanciou especialmente as crianças do convívio com a natureza. A exposição às telas e a forma como estão sendo erguidas as urbes tem, comprovadamente, restringido processos importantes para o desenvolvimento das crianças, especialmente durante a primeira infância. Na tentativa de equilibrar as áreas construídas das naturais e aproximar a convivência com a natureza, está sendo implementado em Sobral um sistema de áreas verdes públicas, formado por parques urbanos, praças e corredores de arborização.

Acompanhando esse processo de ampliação de espaços públicos, foram inseridos nessas áreas diversos playgrounds (parquinhos) que, em sua maioria, são modelos industrializados. Além dos significativos custos aos cofres públicos para sua instalação e manutenção, esses mobiliários para crianças são feitos com materiais sintéticos que, em poucos anos, se deterioram e finalizam seu ciclo no aterro sanitário da cidade. Foi partindo dessa convivência pouco sustentável com os playgrounds tradicionais que a Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral desenvolveu o projeto dos Parques Naturalizados de Sobral.

O projeto dos Parques Naturalizados de Sobral propõe uma rede de áreas livres desenvolvidas para as crianças. Para tanto, a construção desses espaços se dá a partir de elementos naturais, como madeira e pedras, repleto de diversas formas de interação, exploração e criação, que incentivam o livre brincar, a convivência, o vínculo com o espaço público e com a natureza, e o prazer de estar a céu aberto. Os projetos estão sendo implantados nas principais áreas verdes públicas de Sobral e objetivam aproximar as crianças da convivência com o meio ambiente, além de incentivar a criatividade, visto que os brinquedos e mobiliários propostos são feitos com elementos da natureza.

Já foram executados três parques naturalizados em Sobral e serão implementados mais dez até o final do ano de 2023. Os Parques Naturalizados de Sobral incentivam diversas formas de brincar, compõem a paisagem dos parques e são produzidos com materiais sustentáveis, muitos deles oriundos de sua própria manutenção. Ademais, reforçam as práticas sustentáveis, aproximam as crianças do brincar, a interação com a natureza e embelezam os espaços verdes livres da cidade, além de serem de baixo custo para implantação e manutenção, gerando zero resíduo.

RESUMO DO PROJETO

O projeto Parques Naturalizados de Sobral (PNS) é uma outra forma de pensar as áreas de playgrounds utilizando apenas materiais naturais, como troncos de árvores, pedras, areias, plantas comestíveis, topografia, etc. Com esses materiais são pensados mobiliários, caminhos e diversos meios para incentivar a brincadeira e o contato da criança com a natureza por meio das texturas, cheiros, etc., e também por meio da própria criatividade do brincar. Já foram implantados três parques naturais em Sobral, que estão localizados no Parque da Cidade, no Parque da Integração e no Parque da Lagoa da Fazenda. A área de cada parque pode variar entre 150m² até 500m² e a área de implantação é em espaços públicos já estabelecidos, preferencialmente resguardados por sobra de árvores já existentes quando possível.

O primeiro PNS foi implantado no Parque da Integração em 2022 e, para efeito de teste, o parque foi instalado ao lado de um playground tradicional. O objetivo foi avaliar a utilização e o processo de depredação de ambos para reforçar o que a equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente já vinha constatando em relação aos playgrounds tradicionais. Dessa forma, para cada parque é utilizado areia que compõe a forração das áreas.

No Parque da Integração e no Parque da Lagoa da Fazenda foram utilizadas manilhas que restaram de outras obras e seriam descartadas no aterro sanitário da cidade. Os troncos de árvores oriundos da poda urbana são reconfigurados e constituem os principais elementos verticais. Grama e plantas comestíveis formam os elementos vivos no ambiente e reforçam as descobertas e explorações do ambiente pelas crianças. A execução do projeto é simples e conta com a participação de um carpinteiro, dois serventes e dois jardineiros, guiados por um encarregado de turma e um arquiteto. Além disso, o projeto é de simples confecção e geralmente é montado de forma orgânica pelo arquiteto com o apoio da equipe. O custo médio para execução de um PNS é de R$ 3.000,00. A execução não recorre a mão de obra especializada, visto que os cortes e processos são rudimentares. O canteiro de obras é montado no próprio espaço e neste local são encaminhados os resíduos de poda de árvores. O custo total para implantação dos 13 parques naturalizados previstos para a primeira etapa do projeto é de R$ 39.000,00, e a previsão para finalização é até janeiro de 2024, conforme calendário. O projeto prevê a instalação de parques naturais nos dez parques urbanos de Sobral, além da instalação de um na Unidade de Conservação Pedra da Andorinha e de dois em praças.

 

Apresentação - Parques Naturalizados de Sobral

 

Clique na foto para abrir a apresentação 

Facebook

YouTube