A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) realizou o paisagismo da Ciclovia Pedro Aurélio Mendes Carneiro Filho (Lela), inaugurada na quinta-feira (12/10). A ciclovia tem cerca de 1.7 km de extensão, ligando os bairros Junco e Parque Silvana, e conta com um canteiro central bem arborizado com árvores e arbustos como Ipê amarelo, carnaúbas, agaves, mandacarus, umburana de cheiro, mini lacre, palmeira fenix.
O jardim conta com plantas da Caatinga adaptáveis ao clima e foi realizado com recursos do contrato de empréstimo entre a Prefeitura de Sobral e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), coordenado pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
No processo, foi utilizado areia, composto orgânico que é produzido no Pátio Municipal de Compostagem, coordenado pela Secretaria da Conserevação e dos Serviços Públicos (Sesep). Além disso, a Ciclovia Lela recebeu grama nas áreas de convivência.
A ciclovia conta também com placas de sinalização, arte urbana, bancos e equipamentos de apoio ao ciclista, viabilizados pela Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran).
Com um investimento de cerca de R$ 650 mil, com recursos do tesouro municipal, a obra foi realizada pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria do Trânsito e Transportes (Setran), com o objetivo de melhorar a mobilidade de Sobral, oferecendo mais conforto e segurança, não apenas para os ciclistas, mas para todos os usuários da via.