Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), por meio da diretoria de política ambiental, implementou a cinco meses o processo de compostagem de resíduos orgânicos gerados no prédio da AMA.

O projeto piloto da composteira caseira teve início no dia 12 de julho. Para fazer a estrutura da composteira, a equipe utilizou dois garrafões de 20L de água, que foram furados para que haja aeração. Com esse simples procedimento é realizado o processo de fermentação. Com a estrutura já pronta, são colocada as folhas secas que caem das árvores em torno do prédio da AMA e o material orgânico da cozinha, como pó de café, casca de frutas e restos de comidas.

Dentro da composteira o material é colocado na forma de lasanha. As folhas secas devem ser picadas e colocadas na base da composteira. Em seguida é colocado o material orgânico e, novamente, colocar as folhas secas e repetir o mesmo processo até encher a composteira.

Todo o processo foi monitorado, observando se a temperatura estava adequada, se estava com cheiro de terra e se não havia presença de larvas. O chorume (liquido composto resultante da decomposição de matérias orgânicas) é um ótimo biofertilizante. Basta solubilizar 1 litro de chorume para 10 litro de água e aguar diretamente nas folhas das plantas.

 

 

 “Após dois meses estava finalizado o nosso primeiro processo de compostagem, onde todo o material se transformou em adubo e destinamos para as plantas do nosso jardim sensorial”, explicou o técnico de meio ambiente, Roberio Nascimento.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, resíduos orgânicos como restos de alimentos crus ou preparados representam 50% dos resíduos urbanos no Brasil. O processo de compostagem é um grande aliado no cuidado com o meio ambiente, pois colabora com a redução dos resíduos orgânicos produzidos em residências que seriam destinado aos lixões e aterros sanitários e realizar a produção gratuita e natural de adubo para hortas e jardins.

Outra prática de compostagem é que a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), vem realizando no município é a produção de adubo com o resto de poda urbana de árvores e coleta seletiva na área de hortifruti do Mercado Público Municipal, gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). Os resíduos orgânicos são destinados ao pátio municipal de compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).


  

Facebook

YouTube