A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral deu início nesta segunda-feira (10/01), no Parque da Cidade, uma ação de retirada de ervas-de-passarinho (espécie de parasita que atinge diversos tipos de árvores, levando muitas à morte). Um dos métodos para combater a erva-de-passarinho é através da poda, que consiste na remoção da parte infectada da planta pelo parasita.
Em alguns casos é fundamental a realização de poda drástica que consiste na remoção de mais de 50% da copa da árvore. Com isso é possível salvá-la, uma vez que está com parte do seu sistema comprometido pelo parasita. A retirada da praga permite a melhoria do estado fitossanitário das árvores.
A equipe técnica da Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação (DPJUC) da AMA, além da poda das árvores, está realizando a remoção de árvores mortas. Durante toda a semana será realizada a manutenção do Parque da Cidade.
Todo material da poda é levado para o Pátio Municipal de Compostagem, coordenado pela Secretaria da Conservação e dos Serviços Públicos (Sesep) para produção de adubo.