A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, por meio da Gerência de Educação Ambiental, realizou, nesta segunda-feira (07/11), visita nas residências e estabelecimentos comerciais localizados nas proximidades da AMA para sensibilizar a população sobre o uso correto das ilhas ecológicas, equipamento específico para recebimento do material reciclável como papel, plástico, metal e vidro.
Segundo o técnico de Educação Ambiental, Hermeson Paiva, a ação foi realizada devido a ocorrência de resíduos contaminados acondicionados nos coletores da ilha ecológica. "Houve a necessidade de reforçar a ação de sensibilização da população para o uso correto, a fim de acondicionar apenas materiais recicláveis limpos e secos sem contaminação. Os restos de bebidas e de alimentos precisam ser retirados das embalagens para serem colocados na ilha."
A equipe também apresentou o calendário da coleta sistemática que é feita nos bairros do município de Sobral, realizada pelos agentes da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), para que a população contribua com a limpeza da cidade, apenas descartando seus resíduos nos dias e nos horários da coleta do carro do lixo. Também foi feita a divulgação do contato 0800 275 2325 da Coleta Programada, que é um serviço gratuito de coleta em domicílio de materiais inservíveis, como móveis velhos, pedaços de madeira e metal.
As próximas ações serão realizadas nas imediações das outras ilhas ecológicas, no bairro Centro: quarta-feira (09/11), no Serviço Autônomo de Água e Esgoto; sexta-feira (11/11), na Prefeitura de Sobral; e segunda-feira (14/11), na Secretaria da Saúde.