A equipe técnica da Gerência de Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) iniciou, nesta quinta (24/11), a sensibilização com os moradores e donos de estabelecimentos que estão próximos às novas ilhas ecológicas instaladas pela Prefeitura de Sobral na quarta-feira (23/11).
A ação de educação ambiental aconteceu na Praça São Francisco, Mercado Público e Centro de Saúde da Família Dr. Thomaz Correa Aragão, onde estão instaladas as novas ilhas ecológicas, estruturas metálicas que servem como pontos de entrega de materiais recicláveis como plástico, papel, metal e vidro.
Na terça-feira (22/11), no auditório da Prefeitura de Sobral, o assistente técnico Hermeson Paiva ministrou palestra sobre o monitoramento das ilhas ecológicas, com a capacitação dos servidores e representantes de repartições públicas que ficarão responsáveis pela vistoria das ilhas. Durante o momento foi apresentada a cartilha de monitoramento do equipamento, que só pode receber materiais recicláveis limpos e secos sem contaminação. Os restos de bebidas e de alimentos precisam ser retirados das embalagens para serem colocados na ilha.
As próximas ações serão realizadas nas imediações das ilhas ecológicas que se encontram na Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), na Vice-Prefeitura, no Centro de Convenções e na Vila Olímpica Norte.
O programa de coleta seletiva em Sobral é um grande avanço socioambiental, ressaltando a preocupação da gestão municipal e as cobranças do Ministério Público para a destinação ambientalmente correta dos resíduos, causando o menor impacto possível ao meio ambiente, gerando renda às famílias que trabalham com materiais recicláveis e promovendo a educação ambiental.