A equipe da Gerência de Educação Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), realizou, durante os dias 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro, a sensibilização do descarte correto de resíduos sólidos e materiais recicláveis nas ilhas ecológicas.
A equipe falou com moradores e donos de estabelecimentos comerciais que ficam próximos às ilhas ecológicas, instaladas na Vice-prefeitura (Av. Dr. Guarany, 1138 - Centro), no Centro de Convenções (Junco), na Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social - Sedhas (Av. Dr. Guarany, 364 - Jocely Dantas) e na Vila Olímpica Norte (Rua Alameda Bahia - Alto da Expectativa).
Durante a ação, os agentes orientaram a população sobre os materiais que podem ser colocados na ilha, bem como apresentaram o calendário da coleta sistemática do município, informando que o lixo só deve ser colocado nas calçadas nos dias em que o caminhão passa no bairro. Além disso, disponibilizaram o contato da Coleta Programada (0800 275 2325), serviço gratuito de coleta em domicílio de materiais inservíveis, como móveis velhos, pedaços de madeira e metal, feito pela Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep).
Atualmente, Sobral conta com 16 ilhas ecológicas espalhadas pela cidade para recebimento de materiais recicláveis, como plástico: garrafas pet, sacos e potes, canos PVC, embalagens de produtos de limpeza doméstica e higiene pessoal e similares; papel: cadernos, livros, jornais, embalagens, cartolinas e similares; metal: latas de alumínio/aço, fios, cobre, ferragens, canos de metal, chapa de metal e similares; e vidro: garrafas, copos, frascos de perfumes e similares.
O material reciclável deve estar limpo e seco, não contendo resto de material orgânico, como bebidas e alimentos, visto que precisam ser retirados das embalagens para serem depositados na ilha. Já o vidro, se estiver quebrado, deve ser devidamente embalado para não causar acidentes. Em seguida, o material das ilhas é coletado pela Sesep e destinado às Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs), gerando renda para os catadores associados.