Nesta sexta-feira (03/02), a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), por meio da Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação (DPJUC), lançou mais de 1.000 bombas de sementes de angico, mulungu e catingueira, na Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Pedra da Andorinha, localizada no distrito de Taperuaba.
As bombas de sementes foram arremessadas pela equipe técnica da AMA e pelos professores e alunos da Escola Estadual Deputado Cesário Barreto Lima, da Escola Municipal de Tempo Integral Professor João de Deus do Nascimento e da Escola Municipal Professor Deputado Francisco Monte, todas localizadas no distrito de Taperuaba. A iniciativa dá continuidade ao projeto de reflorestamento do Revis Pedra da Andorinha, que teve início em 2021, com o plantio de 1.300 árvores.
“A técnica de bombas de sementes foi criada pelo agricultor e microbiólogo japonês Masanobu Fukuoka na década de 1970. As sementes podem ser lançadas com o objetivo de reflorestar e recuperar áreas degradadas. A ação, realizada em parceria com as escolas, é uma atividade de educação ambiental que objetiva aproximar crianças e adolescentes do convívio com a unidade de conservação, que é um grande tesouro para a população local e todo o município de Sobral", afirmou Úrsula Nóbrega, diretora de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da AMA.
As bombas foram produzidas no Horto Municipal de Sobral e são compostas por sementes diversas, envoltas em uma mistura de argila e adubos, que protegem as sementes e fornecem condições que facilitam a germinação.