A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA) realizou, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/02), juntamente com o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), fiscalização em duas fazendas localizadas no distrito de Bonfim. A ação resultou na aplicação de multas e apreensões, por exemplo, de armas de fogo.
Ao chegar na primeira fazenda, na quarta-feira (15/02), a equipe de fiscalização da AMA detectou desmatamento ilegal, sem a devida licença ambiental, com a supressão (corte raso) de várias carnaúbas. Ainda no local, foram apreendidas pela equipe da BPMA duas motosserras, oito gaiolas com 13 aves silvestres e três armas de fogo.
Os responsáveis pelas condutas ilegais, além de serem conduzidos à delegacia de Polícia Civil para outras medidas cabíveis, foram responsabilizados com a aplicação de cinco autos de infração e multas que, juntas, somam o valor de R$ 136 mil.
Na vistoria realizada em uma segunda fazenda, na quinta-feira (16/02), os fiscais verificaram também desmatamento recente sem a devida autorização dos órgãos ambientais para o uso alternativo de solo, em uma área de 118 hectares, o equivalente a 165 campos de futebol. O responsável foi localizado e autuado com multa aplicada no valor de R$198 mil.
“Conforme determina o artigo 51, da Lei Federal 12.651, de 2012, as duas áreas foram embargadas para propiciar a regeneração da flora nativa”, afirmou o gerente de Fiscalização Ambiental da AMA, Guedes Cavalcante.
As duas ações de fiscalização foram realizadas após um sobrevôo de helicóptero na quarta-feira (15/02), com a equipe da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). Durante o momento foi possível que a equipe de fiscalização pudesse visualizar melhor os locais de desmatamento e pontos de descarte indevido de resíduos sólidos no município.