Foi realizada, na manhã da última quinta-feira (25/05), no auditório da Prefeitura de Sobral, a 1ª reunião ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), mandato: biênio 2023-2025. O evento foi mediado pela presidente do Conselho e secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, e pela secretária executiva do Conselho e superintendente da AMA, Úrsula Nóbrega.
Na ocasião, tomaram posse os novos conselheiros para o biênio de 2023-2025. Em seguida, foi apresentada pelo técnico de Saneamento da UGP do Prodesol, da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), Francisco Antônio, a minuta do decreto que regulamenta os ecopontos de Sobral. Por fim, foi apresentado pelo secretário executivo do Consórcio, Paulo Vasconcelos, e pelo Analista de projetos do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral, Luiz Carlos Marques, como funciona a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) de Sobral.
O encontro foi organizado pela Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente e pela Agência Municipal do Meio Ambiente.
Estiveram presentes representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM); da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep); da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra); da Câmara Municipal de Sobral; da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH); do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio); e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Sobral.
Também estiveram presentes membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA); da Diocese de Sobral; da Associação Comercial e Industrial de Sobral (ACIS); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).