A Prefeitura de Sobral promoverá, durante o mês de junho, comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente: o “Junho Ambiental”, com o tema "Coleta Seletiva e Sustentabilidade". Serão realizadas diversas ações de educação pela cidade, com o objetivo de divulgar, promover sensibilização e potencializar as temáticas “coleta seletiva”, “sustentabilidade” e “meio ambiente”, de forma integrada e intersetorial.
De acordo com a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), Marília Ferreira Lima, “as comemorações têm enfoque na implantação da coleta seletiva no município, por meio da campanha “ReciclaSol”. Sobral tem realizado diversos investimentos para o fortalecimento desta política pública, como a aquisição de pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis, as chamadas ilhas ecológicas; a aquisição de triciclos com motores elétricos para as Associações de Catadores do Município; a construção, nos próximos meses, de três ecopontos; dentre outros.
A programação do Junho Ambiental contará com o seminário “Cidade + Sustentável”, doação e plantio de mudas, capacitação de catadores, oficina para servidores públicos, exposição do livro “Sobral, Cidade das Aves” e exposição fotográfica, sensibilização ambiental e coleta de resíduos sólidos em espaços públicos, revitalização de pontos de lixos, pedal ambiental, instalação de ilhas ecológicas e muito mais.
O evento está sob a coordenação das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), assim como da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). A proposta é uma ação do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
As comemorações contam com o apoio das secretarias da Educação; da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel); do Trânsito e Transportes (Setran); da Segurança Cidadã; e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Fazem parte também da ação o Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú; a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Sobral; a Faculdade Luciano Feijão; o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGRIR-RMS); e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresa (Sebrae).
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
1º DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)
14h - Formação para catadores da Cooperativa de Sobral (COOPERSOL)
Local: Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Rua Dr. João do Monte, 535 - Centro)
2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
8h - Sensibilização Ambiental nos Parques
Local: Parque Lagoa da Fazenda e Pajeú
5 DE JUNHO (SEGUNDA-FEIRA)
14h - Dia Mundial do Meio Ambiente - ação de plantio de 250 mudas
Local: Parque Lagoa da Fazenda
6 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)
8h - Sensibilização ambiental e coleta de resíduos sólidos, com participação do projeto de extensão “Saúde em Dobro”, do IFCE, e intervenções de urbanismo tático "O Rio Acaraú começa aqui. Lixo no chão, não!"
Local: Parque da Cidade
9h - Pedal Ambiental
Concentração: Boulevard do Arco
7 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)
14h - Palestra “Sustentabilidade nas escolas”
Local: Colégio da Polícia Militar do Ceará Ministro Jarbas Passarinho
12 DE JUNHO (SEGUNDA-FEIRA)
14h - Orientação sobre as ilhas ecológicas e coleta seletiva na administração pública
Local: Agência Municipal do Meio Ambiente (Av. José Euclides Ferreira Gomes, 435 - Coração de Jesus)
13 DE JUNHO (TERÇA-FEIRA)
14h - Formação para catadores da Cooperativa de Sobral (COOPERSOL)
Local: Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Rua Dr. João do Monte, 535 - Centro)
16 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)
8h - Capacitação “Gerenciamento de resíduos” para servidores do Ministério Público e exposição fotográfica do livro “Sobral, Cidade das Aves”
Local: Ministério Público (Av. Dep. João Frederico Ferreira Gomes, 142 - Junco)
26 E 27 DE JUNHO (SEGUNDA E TERÇA-FEIRA)
14h - Oficina de cultura de paz “Preservar o planeta”
Local: auditório da Defensoria Pública (Av. Monsenhor José Aloísio Pinto - Dom Expedito)
28 DE JUNHO (QUARTA-FEIRA)
8h - Sensibilização ambiental nas regiões de entorno das ilhas ecológicas