Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Nesta quinta-feira (06/10), o auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Sobral foi palco do 1º Encontro de Meliponicultores da Região Norte do Ceará. Na ocasião, a gerente de Educação Ambiental, Margareth Muniz, realizou uma apresentação sobre o Jardim Sensorial da Agência Municipal do Meio Ambiente, projeto que proporciona contato enriquecedor com a natureza.

O Jardim Sensorial é parte integrante do Projeto Salas + Verdes, desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, e consiste numa área verde urbana que promove a ampliação da percepção ambiental, através de diversos componentes da fauna e da flora local, explorando cores, sons, aromas, texturas; possui também um tanque de criação de peixes nativos da região.

Além disso, o espaço abriga o cultivo de variadas plantas (aromáticas, medicinais, aquáticas, PANCs), um corredor sensorial e um meliponário - espaço para criação de abelhas nativas sem ferrão.

O objetivo desse projeto é sensibilizar a população para a importância das abelhas para a biodiversidade no planeta, em especial no bioma da Caatinga. Margareth Muniz enfatizou que as abelhas desempenham um papel crucial na polinização, contribuindo diretamente para a saúde dos ecossistemas e produção de alimentos.

O 1º Encontro de Meliponicultores da Região Norte do Ceará foi uma oportunidade para promover essa conscientização, fortalecer as parcerias e destacar as iniciativas da AMA na preservação do meio ambiente, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o apoio do grupo de meliponicultores da região. A equipe da AMA demonstrou que o Jardim Sensorial é um espaço onde a conexão com a natureza é uma experiência educativa e transformadora para todos os envolvidos.

Facebook

YouTube