A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral, por meio da Gerência de Bem-Estar Animal, deu início ao processo de captura de animais de rua com objetivo de encaminhá-los ao Centro de Acolhimento Temporário para Cães e Gatos (CAT).
"Nosso foco é o controle populacional, concentrando nossos esforços em áreas com alta densidade de animais reproduzindo-se. Estamos começando por esses pontos específicos, e não se trata de um recolhimento aleatório. Todos os locais foram previamente mapeados. É importante ressaltar que o abandono de animais é um crime, e a denúncia deve ser feita através do número 190", afirmou Marilda Galdino, gerente de bem-estar animal.
Atualmente, o CAT está acolhendo provisoriamente alguns gatinhos, que forma submetidos a avaliações clínicas e serão castrados antes de serem disponibilizados para adoção. Além destes, cadelas e suas ninhadas estão sob os cuidados da equipe do CAT. Essas ações de resgate integram o Projeto Lar, em vigor desde outubro de 2023, conforme estipulado pelo Decreto 3.267.
O Centro de Acolhimento Temporário (CAT) de Cães e Gatos de Sobral é regulamentado pelo Decreto Nº 3.393, de 23 de abril de 2024, publicado no Diário Oficial do Município. Destinado exclusivamente aos animais em situação de rua, o CAT não aceita animais provenientes de terceiros, tutores ou protetores, independentemente da alegação apresentada, inclusive nos casos em que o animal tenha sido supostamente encontrado na rua.
Além disso, o CAT não realiza resgates indiscriminados baseados apenas em relatos populares. Todas as decisões de resgate são tomadas pela equipe responsável, considerando a demanda e as necessidades específicas do CAT.