Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

Os alunos do Curso de Especialização em Gestão Ambiental Pública participaram de uma aula de campo no Parque Nacional de Sete Cidades, localizado em Piracuruca, no estado do Piauí. A atividade marcou o encerramento da disciplina "Gestão em Unidade de Conservação", ministrada pela professora Úrsula Priscyla Santana Nóbrega.

O curso, que reúne 40 servidores públicos de Sobral e da região metropolitana, é uma iniciativa inovadora, fruto da parceria entre a Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), e da Pró-Reitoria de Educação Continuada (PROED) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Essa colaboração reforça o compromisso com a formação e capacitação de profissionais na área ambiental.

A aula de campo proporcionou aos participantes uma experiência prática e imersiva, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em um cenário real de conservação ambiental. A vivência foi especialmente marcante para os alunos, que compartilharam suas percepções sobre o aprendizado.

Para Larisse, a atividade representou uma oportunidade única:
"Foi uma experiência ímpar porque pudemos vivenciar a teoria aprendida em sala de aula. Deparamos-nos com a rotina de gestão de uma Unidade de Conservação de Uso de Proteção Integral, como o Parque Nacional de Sete Cidades, que exige o cumprimento de regras rígidas e cuidados constantes para a preservação da biodiversidade e a minimização da interferência humana".

Já Enágio de Oliveira destacou a conexão emocional com o aprendizado:
 "A aula de campo, em Sete Cidades-Piauí, foi o momento ápice da nossa trajetória na especialização. Não poderíamos ter encerrado de outra forma. Tivemos aprendizado, reflexão e uma imersão completa na natureza. De fato, nos conectamos à essência de tudo aquilo que nos foi repassado em sala. Preservação, consciência, admiração e respeito por nossa casa comum. Como bem disse a Professora Úrsula, enquanto estávamos dentro da Piscina do Olho d’Água dos Milagres: ‘Para falar e proteger a natureza é preciso amá-la.’ E acredito que todos ali estavam de fato imersos nesse sentimento. Só sinto gratidão por esse momento ímpar."

A experiência no Parque Nacional de Sete Cidades não apenas encerrou a disciplina, mas também inspirou os alunos a levar adiante o compromisso com a preservação ambiental em suas trajetórias profissionais.

Facebook

YouTube