Sobral foi reconhecido com o Selo Alece ESG na Gestão Pública, na categoria prata. A sessão solene de entrega da certificação aconteceu nesta quarta-feira (11/12), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A secretária de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Sobral (SEUMA), Marília Ferreira Lima, representou o município e recebeu a premiação.
"Essa certificação é um marco que reflete o compromisso de Sobral com a sustentabilidade, a inclusão social e a boa governança. Alcançar a categoria prata demonstra que estamos no caminho certo, unindo esforços de diferentes secretarias e envolvendo a população em ações que priorizam o bem-estar coletivo e o cuidado com o meio ambiente. Seguiremos firmes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para garantir um futuro mais justo e sustentável para nossa cidade," destacou a secretária Marília Ferreira Lima.
Ao todo foram 33 indicadores que perpassam as ações interinstitucionais das diversas Secretarias e Autarquias executoras, além dos temas afins com da resiliência, adaptação às questões climáticas, dos 17 objetivos do Desenvolvimento sustentável (ODS), para implementar diversa Sobral foi um dos três municípios cearenses a alcançar a categoria prata, ao lado de Crato e Irauçuba. Ao todo, 12 municípios, entre os 41 inscritos, atenderam aos critérios estabelecidos e foram premiados nas categorias prata ou bronze. A análise foi conduzida por uma Comissão de Avaliação, que considerou o cumprimento dos pilares ambiental, social e de governança definidos no Edital nº 01/2024. Os municípios de Boa Viagem, Camocim, Capistrano, Itaitinga, Itapipoca, Mauriti, Pires Ferreira, Russas e Tauá receberam o Selo na categoria bronze.
O Selo Alece ESG na Gestão Pública é uma iniciativa pioneira da Assembleia Legislativa do Ceará, promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS) em parceria com o Governo do Estado e com o apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). O objetivo é reconhecer as gestões municipais que se destacam pela implementação de boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança e válido por dois anos.