Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave



Na quinta-feira (19/12), um técnico do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) visitou o Centro de Acolhimento Temporário de Cães e Gatos (CAT) de Sobral para coletar o composto orgânico produzido pelo sistema de compostagem do CompoCAT.

O material será enviado para análise em laboratório, com o objetivo de validar a qualidade do adubo gerado, garantindo que esteja livre de patógenos e apto para uso seguro e sustentável.

O CompoCAT, implementado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) em maio de 2024, é uma iniciativa pioneira na gestão de resíduos orgânicos em Sobral. Projetado para tratar adequadamente cerca de 20 kg diários de dejetos animais gerados pelos mais de 100 cães e gatos acolhidos no CAT, o sistema possui seis composteiras que eliminam a necessidade de revolvimento dos materiais, garantindo eficiência e praticidade no processo de compostagem.

De acordo com o diretor de Política Ambiental da AMA, Joselito Silveira, a coleta realizada marca um avanço importante na validação do projeto. “Hoje fizemos o processo de peneiragem e coleta do composto em uma das composteiras. Esse adubo será analisado pelo Nutec, com o intuito de assegurar sua excelência e segurança sanitária”, explicou.

Esta iniciativa não apenas reafirma o compromisso da AMA com a inovação na gestão de resíduos, mas também serve como inspiração para boas práticas que aprimoram a gestão ambiental em Sobral. O projeto está em conformidade com a Portaria nº 24/2021, promovendo a sustentabilidade ao reduzir rejeitos, evitar a contaminação do solo e da água, e transformar resíduos em adubo de alta qualidade.

Facebook

YouTube