Na manhã desta sexta-feira (10/01), o superintendente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA), Euler Fonseca, realizou uma visita técnica a dois pontos turísticos e de preservação ambiental do município de Sobral: a Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre Pedra da Andorinha (REVIS) e o Olho D'Água do Pajé. O objetivo da visita foi realizar uma vistoria nos locais e avaliar a situação dos equipamentos, com o intuito de abrir as áreas à visitação pública novamente em breve.
Durante a visita, foi feito um levantamento das condições atuais dos equipamentos de infraestrutura para garantir que tudo esteja em conformidade com as normas ambientais e de segurança antes da liberação para o público.
O Superintendente Euler Fonseca destacou a importância da preservação ambiental e do turismo sustentável para o município: "A visita a essas duas áreas de grande importância ecológica é fundamental para garantir que os espaços sejam não apenas preservados, mas também ofereçam aos visitantes a oportunidade de vivenciar a natureza de forma responsável. A Pedra da Andorinha e o Olho D’Água do Pajé são verdadeiros patrimônios naturais, e nosso compromisso é garantir a sua conservação enquanto proporcionamos experiências educativas e inesquecíveis para a população."
Acompanhando a visita estavam Erisson Morais, Diretor Administrativo e Financeiro, e Franklin Ferreira Viana, Diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação.
Prefeitura de Sobral, construindo um novo tempo!
Pedra da Andorinha
A Pedra da Andorinha é uma Unidade de Conservação com 598,60 hectares, criada há 11 anos pelo Decreto Municipal Lei n°1252 de 18 de agosto de 2010. Seu objetivo é garantir a existência e reprodução da fauna e flora locais, promovendo também a realização de estudos e pesquisas científicas. O nome "Pedra da Andorinha" é derivado da grande concentração de andorinhas que habitam a rocha, com mais de 180 metros de altura, um verdadeiro espetáculo natural que atrai visitantes.
Fonte Olho D'Água do Pajé
O Olho D'Água do Pajé é uma fonte de água histórica e medicinal, localizada na zona leste de Sobral. A água brota de dois pontos próximos, com temperaturas ligeiramente diferentes, e possui propriedades terapêuticas, com uma leve concentração de enxofre. Conhecido desde os tempos das aldeias indígenas, o local é procurado até hoje por suas águas benéficas e pela paisagem exuberante, com matas de caatinga e campinas que se transformam de acordo com as estações do ano.