Na última sexta-feira (04/04), a Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), da Prefeitura de Sobral, recebeu a visita de uma comitiva da Universidade de Évora, de Portugal. A visita teve como destino a Unidade de Conservação Municipal Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Pedra da Andorinha, localizada no distrito de Taperuaba.
A comitiva foi recepcionada pelo diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação, Franklin Viana, e pelo gerente de Educação Ambiental, Eduardo Magalhães. Durante o encontro, os representantes da AMA apresentaram as ações da agência voltadas à preservação ambiental e destacaram a importância das unidades de conservação mantidas pelo município.
O objetivo da visita foi fortalecer o intercâmbio institucional e acadêmico entre a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Universidade de Évora, com foco no desenvolvimento de projetos conjuntos e na troca de experiências e conhecimentos científicos. A programação incluiu, além da visita à Unidade de Conservação Pedra da Andorinha (Sobral), deslocamentos à Fazenda Quilômetro 35 (Granja) e ao litoral de Camocim, todos localizados no estado do Ceará.
Segundo o professor Dr. Elnatan Bezerra, do curso de Ciências Biológicas da UVA, “a Revis Pedra da Andorinha é um espaço de grande relevância para o desenvolvimento de pesquisas científicas, sendo utilizado por pesquisadores da UVA e da Universidade de Évora desde 2014. Este ano, pela primeira vez, a unidade recebeu estudantes de graduação da universidade portuguesa.”
A visita técnica foi conduzida pelo gestor ambiental da Revis Pedra da Andorinha, professor Ávila Mendes, que apresentou aos professores e acadêmicos portugueses o funcionamento da unidade, além de acompanhar o grupo nas trilhas da Caverna do Beco do Ventilador, Trilha das Carnaubeiras, Trilha do Acampamento e a Trilha Ecológica da Cidade de Pedras.
A AMA reforça que escolas, instituições e demais interessados em vivenciar experiências de educação ambiental e contato com a natureza podem agendar visitas à unidade por meio de formulário eletrônico disponível no site da AMA, na aba "Agendamento". A visita será confirmada por e-mail após análise de disponibilidade de data e horário.