Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) da Prefeitura de Sobral participou, na segunda-feira, 28 de abril, de uma ação educativa no Colégio da Polícia Militar do Ceará Ministro Jarbas Passarinho, com o tema “Preservação do Bioma Caatinga e as Unidades de Conservação”.
A programação contou com palestras e debates. Participaram como palestrantes Amanda Nunes Diógenes, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); André Netto, observador de aves (passarinheiro); Eduardo Pereira, gerente de Educação Ambiental da AMA; Robério Nascimento, gerente de Fiscalização Ambiental da AMA; e a professora Marlene Figueiredo, diretora do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UVA. Cada um contribuiu com reflexões e informações sobre a preservação da caatinga, biodiversidade e gestão ambiental no município.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da preservação do único bioma exclusivamente brasileiro, destacando também as unidades de conservação localizadas em Sobral: a Pedra da Andorinha, a Floresta Nacional de Sobral (Flona) e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Meruoca.
Durante o evento foi apresentado o Plano de Arborização de Sobral, além da exposição de sementes, folhas e frutos da flora nativa da caatinga, organizada pelo projeto Pensando Verde, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
A ação reforça o compromisso da AMA na valorização da biodiversidade local, despertando o senso de responsabilidade socioambiental nos jovens e na sociedade como um todo.