A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) da Prefeitura de Sobral lançou, nesta quarta-feira, 21 de maio, o projeto Fiscais Ambientais Mirins, na Escola Antônio Mendes Carneiro. A iniciativa tem como principal objetivo envolver alunos da rede pública municipal na defesa do meio ambiente, promovendo, desde cedo, a consciência ecológica, a responsabilidade social e o protagonismo juvenil. O projeto conta também com o apoio da Secretaria da Educação e da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos.
Voltado para estudantes do ensino fundamental, o projeto será desenvolvido entre os meses de maio e novembro, com atividades quinzenais na escola. Durante esse período, os alunos aprenderão, de forma prática e lúdica, temas como preservação das áreas verdes, reciclagem, uso consciente da água, combate aos maus-tratos a animais, proteção da fauna e da flora locais, além da importância da sustentabilidade no cotidiano.
Além das orientações teóricas em sala de aula e das palestras educativas, o projeto se diferencia pelas atividades práticas. Estão previstas ações como mutirões de limpeza, plantio de árvores, campanhas de conscientização junto à comunidade e visitas educativas a parques e unidades de conservação.
No projeto, a fiscalização ambiental da AMA também assume um papel educativo com três eixos principais: a conscientização e disseminação de conhecimento, com apoio da Diretoria de Licenciamento e Fiscalização; a transformação da realidade ambiental local, em parceria com a Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação; e o combate aos maus-tratos a animais, por meio de ações educativas, desenvolvidas com a Diretoria de Políticas Ambientais.
De acordo com Ronilson Lago, diretor de Licenciamento e Fiscalização da AMA, o projeto busca promover a educação ambiental, incentivando as crianças a compreenderem o valor do cuidado com o planeta. “Ao formar cidadãos ativos, o projeto ensina aos alunos a identificar e agir diante de problemas ambientais, como o descarte inadequado de lixo e o desperdício de recursos. Além disso, transforma os estudantes em multiplicadores de conhecimento, levando o aprendizado para suas famílias e comunidades. A iniciativa também fortalece a integração entre toda a comunidade escolar- alunos, professores e gestores - e estimula a responsabilidade social e ambiental, incentivando atitudes sustentáveis que podem perdurar por toda a vida”, destaca o diretor