A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), vem intensificando as ações de arborização urbana, com o plantio diário de novas espécies vegetais em diversos pontos da cidade. A iniciativa tem como objetivo embelezar os espaços públicos, contribuir para o equilíbrio ambiental e promover mais qualidade de vida à população.
Espécies nativas e exóticas já foram plantadas em locais estratégicos, como o Centro de Convenções, os canteiros centrais da Avenida Arimatéia Monte Silva, as avenidas do bairro Belchior, o Largo da Igreja do Rosário (Centro) e a Praça Raimundo Ferreira Farias Júnior, no bairro Campo dos Velhos.
Entre as espécies utilizadas nas ações estão: Flamboyant, Tamarindo, Orelha-de-elefante, Jiboia, Cana-da-índia, Agave, Pandanus, Barriguda, Juazeiro, Espatódea, além de frutíferas e ornamentais como Caraúna, Cajá e a exótica Palmeira Washingtonia.
Todas as mudas são produzidas no Horto Municipal de Sobral, equipamento público gerido pela AMA, que garante a produção de plantas adaptadas às condições climáticas da região, favorecendo o desenvolvimento das espécies e aumentando sua durabilidade.
“No Horto, cultivamos as mudas que vão transformar Sobral em uma cidade cada vez mais verde, sustentável e bonita. A população pode sentir os efeitos dessa arborização no conforto térmico, na biodiversidade e na melhoria da qualidade de vida”, destacou o superintendente da AMA, Euler Fonseca.
As ações integram o programa contínuo de paisagismo e sustentabilidade urbana da Prefeitura de Sobral.