A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) recebeu, na sexta-feira (10/10), a professora Virgínia Holanda, do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), acompanhada do professor Ravier Ezau, da Universidade de Guadalajara, no México.
A visita teve como objetivo conhecer de perto os projetos ambientais desenvolvidos no município de Sobral, por meio da AMA, e promover o intercâmbio com a troca de experiências sobre práticas sustentáveis e políticas públicas voltadas à preservação dos recursos naturais.
Os visitantes foram recepcionados pelas equipes das diretorias de Praças, Parques, Áreas Verdes e Unidades de Conservação e de Políticas Socioambientais. Durante a programação, conheceram o Jardim Sensorial, espaço que tem como proposta a educação ambiental a partir da reconexão com a natureza.
Além de ser uma área de lazer e contemplação, o Jardim Sensorial é um importante instrumento de inclusão, que permite a simulação de diversos ambientes, estimulando os sentidos humanos e despertando uma nova percepção sobre o meio ambiente.
Em seguida, os professores visitaram o Parque da Cidade, onde conheceram o funcionamento do Jardim Filtrante, uma tecnologia sustentável baseada na natureza que melhora a qualidade da água utilizando plantas aquáticas, pedras e areia para o tratamento de esgoto, sem o uso de produtos químicos. A iniciativa é uma das ações de destaque da gestão ambiental sobralense.
De acordo com a professora Virgínia Holanda, a visita faz parte de um estudo comparativo entre cidades de porte médio do México e do Brasil, com o objetivo de analisar ações ambientais que contribuem para a qualidade de vida da população e o desenvolvimento urbano sustentável.