Categorias
Palavras Chave

Foi realizado, nesta quinta-feira (23/10), na Sala Verde da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), o II Workshop Licencia, voltado aos transportadores de resíduos sólidos que atuam no município de Sobral.

O momento foi conduzido por Ronilson Lago, diretor de Licenciamento e Fiscalização da AMA, que destacou a importância do diálogo e da capacitação contínua para o fortalecimento da gestão ambiental no município. Segundo ele, “o encontro foi muito produtivo, permitindo o compartilhamento de informações essenciais e a conscientização sobre o papel de cada transportador na construção de uma Sobral mais sustentável”.

Durante o evento, foram abordados temas essenciais para a atuação dos transportadores de resíduos, incluindo o papel de cada profissional no sistema de gestão de resíduos, os impactos ambientais e legais do transporte irregular, a legislação aplicável, a responsabilidade compartilhada e a cadeia de custódia dos resíduos.

Também houve debate sobre o licenciamento ambiental do transportador e do veículo, boas práticas operacionais e as penalidades administrativas e criminais previstas no Decreto 6.514/08 e na Lei nº 9.605/98, aspectos técnicos do transporte, documentação e controle como o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), gerado pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR).

O II Workshop Licencia teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico e legal dos profissionais que lidam com o transporte de resíduos, contribuindo para uma gestão ambientalmente responsável e em conformidade com a legislação vigente.

O evento reforça o compromisso da AMA e da Prefeitura de Sobral com a educação ambiental e o aprimoramento dos serviços ligados à gestão de resíduos sólidos no município.

Facebook

YouTube