Selo de Qualidade
Construindo
juntos um
novo tempo.
Categorias
Palavras Chave

A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), com apoio da Secretaria da Educação (SME), realizou, nesta quarta-feira (5/11), no Centro de Convenções, a cerimônia de encerramento do projeto Fiscais Ambientais Mirins. O evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre alunos, responsáveis, professores, gestores escolares e representantes da administração municipal, celebrando uma jornada de aprendizado e engajamento ambiental.

Durante a cerimônia, alunos do 4º ano da Escola Antônio Mendes Carneiro apresentaram as experiências vivenciadas e os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, destacando a importância de atitudes sustentáveis para a preservação do planeta. Neste contexto, foi positivo o impacto da iniciativa na formação cidadã das crianças.

Ao final do evento, os estudantes receberam certificados de participação, em reconhecimento ao comprometimento e à dedicação demonstrados nas atividades, assumindo oficialmente o papel de fiscais ambientais mirins.

“O encerramento do projeto reforça o compromisso da AMA, em parceria com a Secretaria da Educação, na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e engajados na construção de um futuro mais sustentável. Esse foi um projeto piloto, que obteve resultados positivos e, em breve, será expandido para outras escolas da rede municipal, ampliando o alcance das ações de educação ambiental. Todo esse trabalho só foi possível graças ao envolvimento e ao apoio essencial dos responsáveis pelos alunos, que acompanharam e incentivaram cada etapa desta importante jornada ambiental”, destacou o diretor-presidente da AMA, Euler Fonseca.

Lançado no dia 21 de maio, o projeto Fiscais Ambientais Mirins teve como objetivo envolver alunos da rede pública municipal na defesa do meio ambiente, promovendo a consciência ecológica, a responsabilidade social e o protagonismo juvenil. Desenvolvido entre maio e novembro, o projeto contou com atividades quinzenais, que uniram teoria e prática em temas como reciclagem, preservação das áreas verdes, uso consciente da água, combate aos maus-tratos a animais e proteção da fauna e flora locais.

O projeto também se destacou pelo caráter educativo e participativo da fiscalização ambiental da AMA, desenvolvido por meio da Diretoria de Licenciamento e Fiscalização, em parceria com a Diretoria de Praças, Parques, Jardins e Unidades de Conservação e a Diretoria de Políticas Socioambientais.

Facebook

YouTube