Categorias
Palavras Chave

Equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) esteve reunida, nesta segunda-feira (1º/12), para discutir a segunda edição do Projeto Fiscais Ambientais Mirins, prevista para 2026. Participaram do encontro a diretora de Relações Institucionais, Isla Catunda Vieira Feijão, o diretor de Licenciamento e Fiscalização, Ronilson Lago da Silva, o técnico David Torres e os fiscais ambientais Marcos Carvalho e Jedson Aragão.

O encontro teve como objetivo alinhar ações, definir diretrizes e aprimorar a metodologia do projeto, que nesta próxima edição contemplará uma nova escola da rede municipal. Foram discutidos pontos como formato das atividades, estratégias pedagógicas, cronograma e maneiras de ampliar a participação dos estudantes e da comunidade escolar.

Criado em 2025, o Projeto Fiscais Ambientais Mirins tem como missão envolver alunos da rede pública na defesa do meio ambiente, promovendo consciência ecológica, responsabilidade social e protagonismo juvenil. Entre maio e novembro, foram realizadas atividades quinzenais que uniram teoria e prática, abordando temas como reciclagem, preservação de áreas verdes, uso consciente da água, combate aos maus-tratos a animais e proteção da fauna e flora locais.

A iniciativa também se destacou pela integração entre diferentes setores da AMA, as diretorias de Licenciamento e Fiscalização, de Praças, Parques, Jardins e Unidades de Conservação e a de Políticas Socioambientais, fortalecendo o caráter educativo e participativo da fiscalização ambiental.

Para o diretor-presidente da AMA, Euler Fonseca, a continuidade do projeto é fundamental na formação das novas gerações:
“Acreditamos que a educação ambiental começa no cotidiano das crianças. O Projeto Fiscais Ambientais Mirins mostra que, quando oferecemos conhecimento e oportunidade, as crianças se tornam agentes transformadores. Em 2026, vamos fortalecer ainda mais essa iniciativa, ampliando seu alcance e impacto na comunidade.”

Facebook

YouTube