
A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), deu início, nesta segunda-feira (27/01), a uma nova etapa de intensificação das ações de combate à erva-de-passarinho, praga que vem comprometendo a saúde de diversas árvores no município. Os trabalhos começaram pelo Parque Pajeú e, gradualmente, irão contemplar praças, parques e áreas públicas de toda a cidade, conforme avaliação técnica da equipe da AMA.
O enfrentamento à praga envolve a realização de podas mais severas nas árvores contaminadas, com a retirada total dos galhos afetados. Essa medida é fundamental para interromper o avanço do parasita e preservar a árvore.
Segundo o diretor-presidente da AMA, Euler Fonseca, “em alguns casos, a poda precisa ser mais intensa para salvar a árvore. Pode parecer uma poda drástica, mas é uma ação eficaz e baseada em critérios técnicos. Fora essas situações excepcionais, a orientação da AMA é clara: a poda não deve ultrapassar 50% da copa original”.
A erva-de-passarinho é uma planta parasita que se fixa nos galhos das árvores e se alimenta de sua seiva, provocando enfraquecimento progressivo e podendo levar à morte da planta se não houver controle adequado. A retirada das partes contaminadas permite que a árvore se recupere e volte a se desenvolver de forma saudável.
